Vai na boa! Campanha quer conscientizar a população por um trânsito mais seguro (21/06/2021)

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o trânsito e debater propostas que possam melhorar o tráfego de veículos e pedestres em Venâncio Aires, Folha do Mate e Terra FM lançam neste sábado, 19, a campanha ‘Vai na boa, todo mundo quer chegar’. A proposta é unir a audiência do rádio, jornal impresso e digital para promover a educação e o respeito no trânsito.

image


A campanha, assinada com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e a empresa Augusta Internacional, buscará, com uma linguagem simples e direta, impactar famílias, grupos de amigos, empresas, gestores e lideranças públicas em um debate construtivo sobre as principais demandas do município relacionadas ao trânsito, e abordar o papel de cada um para tornar o trânsito mais seguro. Por meio de reportagens e também entrevistas ao longo da programação da Terra FM, serão abordados diversos temas relacionados aos condutores, pedestres, legislações e infrações de trânsito. Também é objetivo da campanha abrir um debate sobre os principais problemas de tráfego e mobilidade vivenciados no dia a dia, e apontar caminhos para melhorias, inclusive com uma reflexão sobre o futuro do trânsito. Dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (Detran/RS) mostram que a frota de veículos de Venâncio Aires cresceu quase 80% nos últimos 14 anos.

Preservar as vidas e refletir sobre o contexto coletivo que envolve essa temática também são eixos desta campanha. Segundo levantamento da reportagem da Folha do Mate, em 2020 foram registradas 20 mortes no trânsito de Venâncio Aires, sendo sete na RSC-287. Neste ano, são nove mortes, destas, cinco na RSC-287.
A última foi registrada na manhã dessa sexta-feira, 18, quando um motociclista de 38 anos perdeu a vida, após um acidente na Rua Carlos Wagner, no bairro Aviação.

Conscientização
Paralelo ao conteúdo editorial sobre o trânsito, uma campanha publicitária irá trazer mensagens de conscientização. As peças serão publicadas nas páginas da Folha do Mate, nas redes sociais e também serão reproduzidos spots de áudio na programação da Terra FM. Segundo a publicitária Luana Andrade, responsável pela criação gráfica, as peças da campanha associam situações reais do trânsito, que fazem parte da rotina dos venâncio-airenses e referenciam locais ou hábitos de quem vive e trafega pela cidade.

Apoiadores
Para a Augusta Internacional, empresa de transportes que completará, em agosto, 30 anos de atuação em Venâncio Aires, as campanhas preventivas de trânsito são as melhores formas para educação e conscientização. “Através do nosso Programa Augusta Acidente Zero (PAAZ), trabalhamos de forma preventiva, incentivando atitudes defensivas. Nosso objetivo é a redução de acidentes e, principalmente, a preservação da vida”, destaca a supervisora de Recursos Humanos, Roberta Giehl.
Segundo ela, apoiar esta campanha vai ao encontro das práticas que a empresa acredita. “Prevenir sempre é melhor que remediar. Está em nossas mãos o primeiro passo para preservar vidas no trânsito”, frisa.

Para o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, é importante debater a conscientização no trânsito, sobretudo pelo crescimento anual da frota de veículos. “Isso impacta no fluxo de veículos, principalmente na região central do município. Estamos trabalhando para que um grande projeto seja apresentado à comunidade para otimizar nosso fluxo e, principalmente, modernizá-lo”, adiantou o chefe do Executivo. Segundo ele, a proposta é implementar melhorias, projetando o retorno integral das aulas presenciais.

Ansiedade para chegar ao destino
Para o fiscal de trânsito Hamilton Monteiro, que atua há 11 anos em Venâncio Aires, o principal desafio do trânsito é o comportamento dos condutores e pedestres. Segundo ele, que trabalha com educação no trânsito há cerca de 18 anos, cada vez mais se percebe um perfil de motoristas mais ansiosos, o que culmina com acidentes. “Percebe-se que muitas pessoas descontam seus problemas no trânsito. O número de acidentes de trânsito com danos materiais vem aumentando, principalmente devido à ansiedade para chegar a um destino na hora do almoço e no fim da tarde”, analisa.
O Departamento Municipal de Trânsito de Venâncio Aires conta com nove fiscais concursados, sendo dois responsáveis pelo trabalho administrativo, além de um assessor técnico administrativo e um coordenador técnico administrativo.

Infrações de trânsito mais comuns em Venâncio Aires:

• Estacionamento em desacordo com a regulamentação;
• Dirigir o veículo utilizando o telefone celular;
• Deixar de dar preferência ao pedestre na faixa;
• Transportar criança sem observância das normas de segurança;
• Documentação irregular, tanto do veículo, quanto do condutor.
Fonte: Departamento de Trânsito de Venâncio Aires.

Para o diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, campanhas educativas de trânsito são fundamentais porque provocam a reflexão para que cada um de nós perceba as consequências dos atos no contexto coletivo. “Acreditamos que não basta conhecer a legislação de trânsito, mas, sobretudo, deve-se compreender a importância do respeito às regras não pelo medo da punição, mas sim, pelo ponto de vista da segurança”, frisa Bacci.
Ao comentar a campanha lançada pela Folha do Mate e Terra FM, Bacci destaca que a sensibilização do condutor não deve ser motivada somente por fatores como fiscalização e punição, “mas porque o motorista compreende a importância das regras para o convívio social e passa a segui-las, num comprometimento pessoal com aquilo que é correto.”

Fonte: Jornal Folha do Mate - Edição 19.06.2021

https://folhadomate.com/livre/vai-na-boa-campanha-quer-conscientizar-a-populacao-por-um-transito-mais-seguro/?fbclid=IwAR29iLYF3jMQBf0k_9BOVXCVy5U8FMZbGMHvz-FeGDzADCq1RLfmPDkwyls